icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

Visit Terceira Azores

Não posso deixar de partilhar convosco a minha viagem à Terceira nos Açores.

Depois de me ter apaixonado loucamente poor São Miguel, achei que tinha que dar uma oportunidade à Terceira para me encantar.

Fui sem saber nada. Apenas marque a viagem 1 semana antes de ir, e fui. Quando cheguei à ilha não tinha feito nem uma consulta no google, ou nada. Nem sabia o que havia para ver, para além do mar, do céu e da terra.

Começo por dizer-vos que  não podem nunca comparar ilhas dos Açores, claramente são todas encantadoras à sua maneira e pelos seus motivos. Cada um tem oportunidades diferentes assim como encantos. A ideia é vocês perderem-se e deixarem que a natureza faça a sua magia.

Angra do Heroismo é um amor. A capital da Ilha é super dinâmica, arrumada e convidativa. Se acham que vão para uma ilha de 3ª categoria esqueçam lá isso. Os espaço são muito bonitos, sejam na rua como em qualquer cafe, pastelaria ou restaurante. As mercearias são como no tempo dos nossos avós e têm aquele cheiro característico. Se me pedissem para dar 1 adjectivo a Terceira seria “Orgulho”, porque os seus habitantes têm imenso orgulho neles mesmos, na ilha, na natureza, na história.

Por toda a ilha das coisas que mais me encantou foi o carinho com os habitantes da Terceira cuidam e estimam as suas casas. Parecem pintadas de fresco e com cores divertidas, animadas e inspiradoras.

Se em São Miguel apaixonamo-nos pelas Lagoas, na Terceira temos que conhecer todas as piscinas naturais e as praias. A água transparente e cristalina, da temperatura do corpo, cheia de peixinhos (por isso levem óculos para debaixo de água) e com uma vegetação interior digna de um filme da National Geographic. Mesmo ao lado podem ter o mar calmo ou bem agitado e sentirem-se em segurança nas piscinas.

Piscinas Naturais pela minha ordem de preferência: Biscoitos, 4 Ribeiras, Negritos, 5 Ribeiras

Outra dica que dou é levarem bastantes bikinis ou fatos de banho para andarem a mudar e daquelas toalhas fininhas que secam em segundos (que se compram na Decathlon. Ou então façam como eu e andem sempre molhados e protejam o carro (Autatlantis) com as toalhas do hotel (Terceira Mar Hotel).

Para quem adora vales, montanhas e caminhos que parecem tirados dos livros de magia em que a qualquer momentos vamo-nos cruzar com um gnomo ou a Alice do Pais das Maravilhas não percam o Monte Brasil que está cheio de bambis e que tem uma vista linda sobre Angra e o mar, a Lagoa das Patas, a Mata da Seredas, a  Serra do Cume (ou dos retalhos), Serra de Sta. Barbara, Furnas de Enxofre.

Não deixem de visitar o Algar do Carvão que é o vulcão e entram lá dentro e bem fundo. Eu que sofro de claustrofobia fui e amei. Já não tive a mesma coragem com a Gruta Natal que dizem ser mais apertada e estreita.

Praias acho que só as da Praia da Vitória têm areia. Todas as outras é para ficarmos género lagartixas na pedra. Mas a minha favorita e muito escondida foi a dos Salgueiros (a minha super favorita), depois Negritos, Silveira onde nadei à noite e a Baía da Salga

Vistas de cortar a respiração e peço cuidado com as beirinhas: Miradouro da Alagoa e Raminhos “Ponta do Queimado”

Para comer, eu não tive tanta sorte, mas culpa minha, porque os restaurantes fecham cedo, tipo 22h (coisa que para quem é de Lisboa não está habituado), mas o mais famoso é o Beira Mar que fica em São Mateus e marquem mesa porque vai tudo ao mesmo. Se tiver bom tempo fiquem na varanda a ver o porto que é um amor. Se chegarem tarde, em frente ao Terceira Mar Hotel há uma roulote muito famosa que vende umas pizzas deliciosas.

Bolos e queijadas é no Forno, Queijo é na Vaquinha da ilha

De resto vão passar por milhares de vaquinha e touros. Se forem no verão é normal que passem por uma tradição que são os touros nas cordas ou mesmo touradas (coisa que não sou a favor).

Vão de coração aberto porque vão conhecer pessoas fantásticas. Vão se cruzar com pessoas muito divertidas, hospitaleiras, animadas e com um coração enorme.

Desejo-vos uma excelente viagem e aproveitem para conhecer uma ilha encantadora e cheia de cor e digam que vão da minha parte ;).

Beijinhos

Sofia

Ps. Na Praia da Vitória existe uma loja It Style Terceira para se perderem na maquilhagem e podem fazer unhas, colocar pestanas com a Clinica de Estética Débora Costa