icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

Assédio sexual virou moda?

Ui há tanto a dizer sobre este assunto.

Como sabem, em Hollywood as acusações de assédio sexual explodiram e milhares de casos finalmente vieram a público. Alguns dos piores nomes já foram presos, outros tiveram que pedir desculpas publicamente e tenho a certeza que ainda mais casos virão.

Coisas destas não é novidade para ninguém. Sempre houve e sempre haverá aquele parasita que acha que para além de pagar um salário tem que ser recompensados fisicamente pelos seus funcionários.

Vou tentar ao máximo não generalizar este texto e não cair no cliché de que só os homens se aproveitam das mulheres, pois apesar de as estatísticas serem bem menores, também há casos de abusos de mulheres em cargos superiores.

Mas tudo começa com uma simpatia excessiva para deixar a vitima confortável e feliz, depois passa por um toque, uma piada mais ao lado e depois começam as ameaças: “se contas eu desminto”, “se contas eu mando-te embora”, “ninguém vai acreditar em ti”…enfim.

É claro que a possibilidade de virar costas, fazer queixa é o óbvio e mais sensato, mas não é assim tão fácil. Queixas? é a tua palavra contra a dessa pessoa (e vão acreditar em quem?!) e mesmo que acreditem em ti, o que é feito depois disso? a justiça, muito menos a portuguesa, está preparada para actuar. vai tudo para casa com um sermão e mais nada. Depois fica tudo à solta a fazer o mesmo senão pior.

Sim porque alguém que abusa dos seus poderes para se aproveitar de outra é uma pessoa bastante desequilibrada.

E quem são as vitimas? pessoas inseguras, vulneráveis, assustadas e necessitadas. Só essas têm medo, têm vergonha, acham que merecem o castigo ou não acham que têm voz para dizer NÃO!

Não quer dizer que alinhem, mas custa horrores lidar com uma situação dessas. Tens na imagem uma boa pessoa que te tratou muito bem e que decidiu cobrar algo “dar um docinho ao daddy!”e estás sozinho com este monstro e vais contar a quem? e como contas? e o desconforto que é?

A sociedade está preparada para apontar o dedo as mulheres que se vestem de forma sedutora “estavas a por-te a jeito” em vez de as proteger. Os homens acham que qualquer roupa mais atrevida é um sinal que ela está interessada, disponível e cheia de vontade e que merece o que ele quer. Coisa que só na mentalidade machista isso acontece.

Não guardem isso para vocês, não tenham medo. Reportem as situações, porque mais cedo ou mais tarde vêm-se a descobrir. Estúpida fui eu, todas as vezes que isso me aconteceu, achar que ninguém iria acreditar em mim e tive medo de expor os monstros que se acharam no direito de me ter, tocar, seduzir sem eu querer.

Se acham que alguém que comete assédio sexual é importante, grande, inteligente, feliz, superior a vocês que fique claro que ninguém confiante, seguro, feliz, normal, precisa de ameaçar outra pessoa para te-la fisicamente. Só as pessoas muito desequilibradas e infelizes o fazem. Imponham-se e lutem sempre contra essa pessoa, lutem pelos vossos direitos!!

Estes traumas podem afectar uma pessoa para sempre…#euqueodiga

Beijinhos e sejam felizes e mais humanos e respeitem os outros

Sofia