icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

Dor nas Costas e como Fortalece-las

Dores e lesões nas costas não tem sido novidade para mim. Nos últimos tempos sinto que é uma zona muito sensível, já para nem falar das dores terríveis que tenho caso adormeça ou deite-me de barriga para baixo.

Na praia levanto-me entre ahhhhhhhhh, uhhhhhh, e depois tenho que ficar sentada a recompor-me para bão dar muito nas vistas.

Mas pior que tudo é caso apanhe uma pontada de frio ou corrente de ar…esquece, já fico toda empenada. Normalmente 2 dias de nimeds, e o emplastro Leão ajudam-me a ficar boa. O jeito que dei sábado à noite está a demorar a passar.

Já me foi dito algumas vezes que a causa dessas lesões é a falta ou perda de massa muscular. Realmente ando a fazer menos exercício do que fazia o que não ajuda a ganhar músculo, logo torno-me um alvo mais fácil para as lesões.

Por coincidência acabo de receber uma newsletter que falava sobre isso, que desporto fazer mais evitar as lesões nas costas fortalecendo-as. Fica aqui a Lista.

Nadar em vez de Correr: A água ajuda a sarar e a natação a fortalecer e a criar resistência. Ao contrário da corrida, este depois não tem impacto o que é excelente para as costas.

Recumbent Bikes em vez das Estacionárias de Ginásio: As famosas aulas de cycling podem ser excelentes para perder peso, mas as mudanças de posição durante a aula podem ajudar a criar um desconforto nas costas. As estranhas bicicletas recostadas são uma bela aposta para quem quer manter o exercício físico ao ar livre, manter-se activo e ter conforto do acento.

Em vez de Aeróbica experimente Yoga: A Yoga parece calmo, mas para quem já a praticou tem a plena consciência do esforço e do bem que faz ao corpo. Através da respiração, da concentração e da meditação o corpo vai tornando-se mais flexível e os músculos mais resistentes e tonificados.

Faz Prancha em vez de Abdominais: Por esta altura no artigo já começam a entender pelas posições a necessidade de mudança de estratégia na forma como fazem desporto. Quando me lesionei no joelho e fui ao Osteopata e acabou por me fazer um check up geral ao corpo e uma das recomendações que me fez para ganhar múculo evitando o grande impacto era a prancha. Tentei nas semanas que se seguiram, mas continuo a querer muito voltar a aplicar assim que voltar em força ao Gym.

“Wall Sits” em vez dos típicos Agachamentos: Mais uma vez a parede ajuda a manter a estabilidade das costas enquanto estamos a trabalhar uma área especifica, neste caso os glúteos, pernas e abdominais. Os abs por exemplo não são trabalhados nos agachamentos.

Vou tentar fazer algumas novamente algumas mudanças de acordo com a minha saúde.

Espero ter contribuído para a vossa.

Beijinhos

Sofia