icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

Caçar Burlões

Já todos sofremos com o drama do perfil falso, das fotos que não correspondiam à realidade, com a dúvida de quem estaria atrás do ecran.

Eu infelizmente sou batida no assunto. Não há pior coisa que é mentirem-me. Felizmente o facebook permite bloquear e banir essas pessoas, mas não evita que elas cheguem até nós, porque criar um perfil é tão fácil e rápido como….comer uma pastilha elástica, andar de bicicleta, etc.

No meu, caso cheguei a ter uma pessoa minha conhecida e de confiança com quem trabalhei profissionalmente, a ter vários perfís falsos todos falavam comigo e com os meus amigos. Quando comecei a suspeitar da veracidade de alguns perfis (e foi difícil porque até os conteúdos coincidiam com o perfil de cada um) falei com algumas pessoas envolvidas e começámos todas a investigar e a tentar descobrir pormenores. Assustador…quero distância dessa pessoa, já tive a minha dose de loucos.

Apesar de estarmos concentradas nas conversas, nos diálogos, nas falhas, acabamos por descobrir da forma mais fácil de todas. Através da foto.

Ontem comecei a falar com um rapaz muito simpático e bem giro. Mas há medida que a conversa avançava tudo ficava estranho. Felizmente sou abençoada com a estrela da desconfiança…mas sou muito educada e deixo sempre a pessoa entalar-se. O melhor é mostra confiança e dar alguma assunto para receber cada vez mais descontracção na resposta, quanto mais descontraídos e seguros se sentirem, mais fácil é de os apanhar a mentir.

Outra forma é a informação disponível de um perfil. Poucos amigos em comum, para quem é do mesmo meio, poucas fotos, poucos comentários, pouca interacção….hum, eu sei que vão dizer que vocês são iguais….mas não, nestes casos há um certo vazio, impessoalidade, de quem tem tudo a esconder e apenas revela o que interessa para apanhar as presas.

Bem, mas há medida que falávamos eu ia ficando mais desconfiada, até que me começou a enviar fotos, porque no perfil dele só tinha 2. A foto no telefone parecia boa, mas no computador aparecia num formato pequenino. Hoje em dia só de telemóveis muito antigos tiram fotos assim, ou então de imagens roubadas do google. Depois enviou-me uma 2ª foto que já não parecia a mesma pessoa (por acaso até era). Eu ia deixando e alinhando, enviando fotos minhas simpáticas tiradas no momento (porque ele queria fotos minhas exclusivas que ninguém as tinha visto e mais intimas…”espertalhão”). Mas tudo num tom muito educado, “só faço o que queres”, “claro que sim entendo”, “eu também sou assim”, bla, bla bla,…

Então pedi-lhe uma foto nova, com mais corpo…e ele disse que ia enviar. Ia pedir a uma amiga que chegava a ter mais fotos dele, do que ele…lol. Nesse momento pedi ajuda a um amigo para ver a identidade das fotos e ele ensinou-me (Obrigada Daniel Pereira) a arrastar a foto para o Google e pedir para ver nas imagens..e assi m fiz e assim descobri que o senhor com que falava era um famoso jogador de futebol, lindo de morrer (o bom da historia foi ficar a conhece-lo), todo espalhadinho pelo Google, vejam só a minha sorte!! lol

voltei a falar com ele, muito calma e disse

Eu- “mas tb acho normal que a tua amiga tenha mais fotos tuas do que tu”

Ele – então?

Eu – “Ve lá se preciso mesmo de responder a essa questão ou se mando o link do google onde a tua amiga guarda as tuas fotos ;)”

Ele – como assim?

Eu – É que és igual ao Marco Borriello…não achas melhor denunciar este jogador que anda a usar as tuas fotos?

LOL

Ahh fui bloqueada de imediato, grande novidade.

Enfim, isto para terem cuidado, nunca se sabe quem está do outro lado, melhor sempre confirmar antes de marcar encontros, dar telefonema enviar fotos mais intimas, etc. Confirmem sempre através desta forma as fotos maravilhosas que apresentam. Vejam os amigos em comum, a informação partilhada, etc.

Recomendo-vos um filme, documentário sobre uma história verídica do facebook e podem confirmar como tudo pode ser assustador “Catfish”

Beijinhos e cuidado com os Burlões

Sofia