icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

A luta do Acne

Tive acne aos 28 e nunca soube se foi da Pilula ou dos nervos, sei que tive 2 anos a tomar uma “bomba” chamada Roacutan que é um medicamento proibido pelo mundo fora devido ás taxas de suicídio.

Fiquei com pele de boneca, o cabelo estragado, mas ainda mais maluca lol. Passei a ter outros problemas mas já não tinha acne lol Agora fora de brincadeiras sei que é um horror ter e que ninguém vive e dorme feliz.

Há de todos género, feitios e aspetos e há pessoas que ficam marcadas para sempre, porque o acne muito agressivo pode deixar cicatrizes. As zonas mais comuns de aparecer são o rosto, peito e costas. E apensar do acne ser associado aos teenagers, suas hormonas e puberdade, alguns adultos, como eu, sofrem com ele.

Depois de fazer algumas pesquisas vou dar umas dicas para evitarem tê-lo ou piorarem o vosso estado.

HIGIENE

Lavar o rosto 2 vezes ao dia, de manhã e ao deitar de preferência com um produto especifico para este tipo de pele (eu recomendo o liquida da Aveia para peles acneicas que se compra na farmácia). basta um gotinha que lava muito bem, (até para retirar as maquilhagem de noite e poupar litros de desmaquilhante e discos removedores). Já agora as peles secas precisam que o produto para lavar o rosto não retire o óleo da pele. Antes de lavarem o rosto, lavem bem as mãos. Imaginem lavar a cara com mãos oleosas e sujas, só vai piorar o vosso estado!! Não lavem ou esfreguem o rosto com força. Usar as mãos é o melhor instrumento. As toalhas podem riscar a pele, magoar e até activar o acne

HIDRATAÇÃO

Hidratem a pele logo a seguir à lavagem da mesma. Hidratar é tão importante quanto lavar. Lavar para retirar o óleo que causa o acne mas hidratar para dar elasticidade, hidratação correcta à pele. A pele é um órgão e precisa de ser “oleada” Peles Oleosas – Escolham um gel de hidratação, eles hidratam sem ser em excesso Peles Secas – Escolham um creme hidratante. O creme é mais resistente, e sua acção dura  mais tempo do que o gel.

ESFOLIAR

Esfoliar a pele pelo menos 1 vez por semana. Esfoliar serve para remover a pele morta da rosto e abrir os poros. Não exagerem no uso do esfoliante o uso excessivo pode fazer muito mal.

NOITE

Nunca ir para a cama com maquilhagem!!! Criem o habito de remover e limpar a pele diariamente antes do deitar (os homens devem fazer o mesmo, mesmo não se maquilhando). A maquilhagem entra nos poros e pode causar mais acne. Se vos custa lavar a cara é preferível que comprem as toalhitas de limpeza, mesmo não sendo o aconselhável é melhor que não tirarem a maquilhagem.

FAZEE e EVITAR

Evitar Tocar com as mãos no rosto durante o dia. Porque as mãos podem estar sujas e as bactérias causam acne.

Evitar Partilhar produtos de higiene com amigas

Lavar os pinces de maquilhagem regularmente

Lavar ou mudar a capa da almofada pelo menos 1 vez por semana. O óleo do rosto e das costas vai passar para o tecido e ao suja-lo vai provocar mais acne quando estiver em contacto com a pele.

Ter atenção à rotina do cabelo, principalmente se ele também for oleoso. O cabelo oleoso está em contacto com o rosto, costas e pode ajudar a provocar mais acne. O escalpe produz um óleo que enquanto que é saudável para o cabelo pode ser prejudicial para a vossa pele. Por isso lavem o cabelo pelo menos dia sim dia não. Tentem encontrar o equilíbrio entre um cabelo e um rosto saudável. Não apliquem demasiado produto no cabelo. Gel, Mousses, sprays podem entrar nos poros do rosto e provocarem mais borbulhas

Cuidado com o sol directo, a exposição excessiva faz mal à pele. Para além de poder causar cancro da pele, aumenta a probabilidade de ter acne. Usar sempre protector solar principalmente quando vão estar muito tempo fora de casa . Usem protector que não feche os poros

Bebam muita água e mantenha-se hidratados, ajuda a manterem a pele limpa por retira os tóxicos do corpo. Não precisam beber litros de agua mas o suficiente para caso façam exercício suem e que durante o dia façam muito xixi .

Comam bem. A comida por influenciar o aparecimento ou evitar o acne. Uma alimentação rica e equilibrada em vegetais e fruta é o melhor que se pode fazer. Dá mais energia Cientistas e médicos acreditam que alimentações “gordas” ajudam a provocar o acne vulgar. Por isso evitem fritos, pizzas, batatas fritas, chocolate, mas evitem também alimentos como o leite e produtos diários, porque estão cheios de hormonas (testosterona e androgénios). Não precisam cortar completamente com esses alimentos apenas reduzam o seu consumo.

Evitem beber álcool e fumar

Exercício reduz e previne o aparecimento de acne. O stress por exemplo é uma das causas do aparecimento do acne nas crianças, adolescentes e adultos, ao libertarmos com o desporto e exercício físico logo teremos uma pele mais lisa.

O dormir é também importante para acalmar esse “Stress”. Durmam cerca de 8 horas por dia para terem o descanso necessário

Podem tentar algumas destas minhas dicas e caso piorem consultem o vosso médico.

Já agora um dos produtos aconselhados para pessoas com peles acneicas é o “Tea Tree Oil” que podem encontrar numa linha completíssima na The Body Shop

Beijinhos muito grandes e as melhoras Sofia