icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

Para Ter Sucesso

No outro dia, numa fase mais baralhada da minha carreira, em que achava que tinha chegado a um ponto em que não iria avançar muito mais, li um artigo muito interessante que me deixou a pensar e acabou por mudar algumas das minhas atitudes e eventualmente voltar a estar on fire profissionalmente.

Antes de lerem, informo que estes pontos não e referente apenas a situações profissionais, mas também às emocionais, sentimentais, fisicas, etc. É preciso ter vontade de melhorar e crescer. O sucesso é uma ferramenta fundamental para atingir a Felicidade.

  1. Não vivas no Passado –  Esquece isso, sei que às vezes não é fácil, mas desliga-te dos fantasmas, ou do cliché de que “antigamente é que era bom”!! Pode ser sempre bom, desde que queiras. Para conseguires seguir em frente é preciso fechar algumas portas.
  2. Não te Refugies nos Problemas – Pensar demasiado não é sinal de inteligência. Às vezes perdemos horas a pensar num problema ao ponto de o transformar numa frustração e num drama. Façam uma pausa ou consultem alguém que seja prático. Pensem que o tempo resolve tudo.
  3. Não te Foques na Perfeição – Não há pessoas perfeitas, por isso deixa de achar que vais ser o primeiro. A perfeição não existe e são os nossos defeitos que fazem o charme e a graça. Nada disso impede que sejas o melhor e que queiras amadurecer e crescer em qualquer uma das áreas. É claro que o fracasso pode arruinar a auto-confiança e impedir que sejas bem sucedido no futuro, mas isso se não aprenderes com os erros.
  4. Não viver cercado de pessoas Negativas – Esta vai custar, porque vais ter que começar a cortar com algumas amizades, conhecidos, colegas e até familiares ou pelo menos evitar estar com elas. Pessoas negativas deixam sempre uma nuvem preta por onde passam, a sua existência é pesada e esse peso normalmente é carregado pelas pessoas mais próximas. Já para nem falar que são como melgas, sulgam das energias dos outros para se sentirem mais fortes e estimuladas.
  5. Não Ter Medo de Dizer Não – Não, é uma ferramenta poderosa. Eu sei que não é fácil, mas mais que uma palavra é uma atitude. Chega de ser o tolinho que diz que sim a tudo e depois arrepende-se e fica a matutar e quem se lixa és sempre tu. E para além disso ninguém dá valor aos bonzinhos que dizem sempre que sim. Se te custa começa por treinar à frente do espelho….”Não” e depois com calma vais dizendo, mas só quando não queres mesmo
  6. Não Deixes Ninguém Influenciar a Tua Felicidade – Mania de contar tudo a toda a gente, mania de ouvir tudo o que todos têm para dizer. Um diz isto o outro aqui e a cabeça fica uma trapalhada e depois não se tomam as decisões certas. Ficamos afectados e dependentes dos que os outros pensam. Sintam o vosso coração e instinto, mesmo que falem com alguém (sugiro que falem com as menos pessoas possíveis), seja alguém ponderado, tranquilo e assertivo.
  7. Perdoar – Demorei alguns anos a tentar entender como se pode perdoar alguém que nos fez mal. Mas sim é preciso, é uma forma de nos libertarmos dela. Não quer dizer que se tenha que esquecer, mas entender porquê ela teve determinada atitude. Eu costumo associar o sintoma pena ajuda-me muito a acalmar a raiva.
  8. Não desistir de Lutar – Calma….antes das desculpas, vamos lá saber onde andam essas forças. Desistir é para fracos e isso concordas comigo, certo? se te tiveres a afogar, esbracejas ou nadas para tentar chegar a terra, certo? O mesmo acontece no dia a dia. Sobreviver faz parte da história da humanidade e haverá sempre alguém com um problema maior que o teu e que conseguiu chegar muito mais longe e sabes porquê? porque quis chegar mais longe e não deixou-se afectar pelos seus problemas e tornou-os mais fortes. Na altura do conflito enfrenta os problemas e não te deixes abater pelas dificuldades.
  9. Não Guardar Rancor – Lá está….solta-te, avança na vida, liberta-te do que não interessa, seja pensamentos, objectos, objectivos, pessoas….mas avança. Ao guardar rancor, estás a guardar coisas negativas, stress, angustia, ódio e assim nunca alcanças o sucesso.

Espero te ajudar e contribuído pelo menos a que pensem nestes temas. Sei que alguns deles são dificies de interiorizar, mas “I’ve been There” eu sei quanto custa, mas também sei o bem que faz quando passamos para o patamar seguinte.

Beijinhos e Felicidades

Sofia