icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

Bye Bye Vício

Vocês têm-me pedido ajuda por causa do vicio do tabaco. Como deixar, como consegui e como me tenho aguentado?

No ano passado, como algumas de vocês sabem, comecei a fazer acupunctura com o Dr. Nuno Barbosa. Na 1ª consulta, antes de começarmos a espetar as agulhinhas, o Dr. Nuno perguntou-me como me sentia emocionalmente, como estava, o que gostaria de tratar ou de mudar na minha vida.

Depois de alguns desabafos disse que eventualmente gostava de deixar de fumar, apesar de não ser uma urgência e de deixar de beber tanta coca-cola por dia.

Começámos por tratar 2 órgãos que para a acupunctura são fundamentais para o lado dos sentimentos, raciocínio, pensamento e claro tratando o lado emocional, os vícios – Baço e o Fígado

Apesar de adorar fumar (e ainda gosto…tenho imensas saudades, confesso), sentia vergonha socialmente de o fazer. Já me escondia a maior parte das vezes para ninguém ver. Quando sai com um rapaz não lhe contava até a coisa já estar mais séria, com medo que ele me julgasse e na realidade a minha imagem não combina com tabaco, combina com frescura, saúde, boa disposição.

No dia 1 de Setembro, acordei, fumei o meu cigarrinho, fui trabalhar, e à hora do almoço fui almoçar a uma esplanada para fumar. Quando tirei o tabaco da carteira olhei para ele e disse, Não fumo mais!!

Todos os dias pensava, “vou só aguentar mais 1 dia”, e assim o tempo foi passando, Só revelei ao mundo 1 mês depois quando vi a coisa mais séria e com mais vontade de manter. No entanto avisei um ou outro amigo anti-tabaco a quem enviava mensagens sempre que tinha momentos de fraqueza “Apetece-me fumar”. Era logo encharcada de mensagens a fazerem-me desistir da ideia.

A força de vontade passou a ser uma luta diária para manter-me afastada do que me fazia mal. Mas para ser sincera não foi assim tão duro. É claro que é preciso manter as sessões de acupunctura até a coisa estar mais séria.

Resumindo para se deixar de fumar é preciso querer!! Ainda tenho tabaco em casa e não me incomoda que fumem ao de mim (apenas proibi que fumassem em minha casa).

Não há cá passinhas e é só hoje. O vicio funciona da mesma forma que todos os outros e vejam os testemunhos de quem comentou a minha foto…basta o 1º para estar tudo perdido e se pior do que dantes. Eu tenho essa consciência que no dia em que voltar volta tudo mas de forma mais grave.

Qualquer tratamento que façam tem que estar associado a força de vontade, o trabalho emocional e não desistir. Pensem que vão deixar de cheirar a cigarro, saber a cinzeiro, a vossa pele vai ficar mais bonita, evitar o envelhecimento precoce, melhorar o vosso mau feitio e humor e já para nem falar de todas as doenças graves que podem estar associadas ao tabaco, cancro do pulmão da mama, da língua.

É normal que engordem com o largar o tabaco, comecem já a fazer um plano alimentar, um desporto para caso isso aconteça seja apenas pouco e controlado 🙂

Fiquem com os contactos dele e vejam qual a clínica mais perto de vossa casa: Miraflores, Saldanha ou Massamá

Ft.Nuno@gmail.com
967029381
Www.facebook.com/fisiomtc

Beijinhos e Boa Sorte nesta jornada

Sofia