icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

Vaquinhas Felizes

Hoje ao Partilhar o vídeo das fotos dos Açores apercebi-me que nunca escrevi sobre o Tema e discussão das “Vacas Felizes“.

A ver se consigo explicar sem ferir susceptibilidades.

Terra Nostra lançou, no ano passado, o Programa Leite de Vacas Felizes, um programa sobre ter o melhor leite.

Apesar de ser um tema muito controverso, é preciso revelar o que é realmente bem feito… É que, na verdade, o melhor leite precisa de práticas agrícolas sustentáveis e de elevados critérios de qualidade. Este Programa Leite de Vacas Felizes, que resulta da cooperação entre Terra Nostra e os seus produtores, está dividido em 5 pilares:

– a pastagem; o bem-estar animal, a qualidade e segurança alimentar, a produção sustentável, a eficiência.

Agora, para os mais distraídos, o Leite de Pastagem Terra Nostra lançado este ano foi o resultado desse Programa, sendo um leite exclusivo de produtores certificados e produzido segundo as melhores práticas mundiais de produção leiteira ao nível da qualidade, sustentabilidade e bem-estar animal.

Este leite vem da pastagem e de vacas que vivem ao ar livre e comem erva fresca o ano inteiro, 365/366 dias por ano! Sabemos que a alimentação à base de pastagem, não é o mais fácil, mas todos sabemos que é o mais correto e que nos permite ter produtos mais saudáveis e saborosos.

A naturalidade única dos Açores em conjunto com este programa, resultam no melhor leite e contribuem para um futuro risonho do ecossistema e da economia da ilha.

Se vocês pensarem nisso, estão a consumir um Leite muito mais natural e rico do que maior parte dos Leites que consomem no mercado, pelo facto de as Vacas serem criadas no seu Ambiente Natural e terem a vida que uma Vaquinha merece.

Bem sei que existem milhares de opiniões sobre o assunto mas é preciso recordar que São Miguel é uma ilha que economicamente depende desta industria dos lacticínios, pois as outras, como o chá, os ananases, o turismo etc não são demasiado fortes ou grandes para sustentar uma população.

Temos que encontrar um equilíbrio mesmo nas nossas convicções e opiniões. Como defensora e amante dos animais prefiro mil vezes saber que ao consumir produtos com o selo “Vacas Felizes” vou estar cada vez mais a incentivar produtores de leite e mudarem a forma de tratarem as suas vacas e de não tornar o processo uma crueldade. Assim não só estamos a fazer bem às vaquinhas como a todas as pessoas que trabalham arduamente e que vivem deste sustento.

A Ilha de São Miguel é linda, mágica e parece um paraíso, graças às suas vastas e imponentes montanhas e sábios prados, cheios de vaquinhas felizes prontas a dar-nos um especial Muuuuuuuuu.

Se quiserem saber mais sobre esse Programa, consultem as embalagens de Leite de Pastagem Terra Nostra onde verão o selo do Programa Leite de Vacas Felizes.

Beijinhos e muitos Muuuussss para vocês

Sofia e Vacas Felizes 

vejam as fotos das minhas amigas