icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

Quando Pedes Uma Opinião Arriscas-te a Ter Uma

Que mania que temos de pedir a opinião de toda a gente, sobre qualquer tema que seja.

O que acontece é que várias pessoas pessoas a opinarem sobre o mesmo tema, arriscam-se a ter várias opiniões diferentes e opiniões que não vos interessa para nada, ou opiniões que vos vão fazer desistir e o mais provável é vocês ficarem todos baralhadinhos.

Fiz isso a vida toda e o que aconteceu? é que muitas das vezes ouvi o que não queria (a maior parte), deram-me os conselhos bons mas não os melhores para mim, com o tempo comecei a ficar muito insegura sobre tudo. e porquê? porque nada das coisas que tinha decidido fazer era boas, caso contrário a quem pedia opinião dizia “acho que estás certa”…e não me recordo de ouvir isso.

Há 2 anos  fiz uma conferência em Aveiro e decidi gravar a conferencia num directo para o facebook. Pensei pedir a opinião de toda a gente antes de o fazer…mas depois decidi avançar sem dizer a ninguém “assim ninguém vai-me fazer desistir”. Então na hora, fiz o directo e foi um sucesso e ficou tudo abismado com a minha ideia, ao ponto de alguns dos profissionais presentes começarem a fazer o mesmo nas suas palestras.

Foi ai que me dei conta que talvez as decisões que tomo não são assim tão más. E o que seria se maior parte dos génios, sábios, empreendedores, milionários andassem a pedir a opinião de todos…talvez não tivessem chegado onde chegaram.

É preciso alguma loucura e segurança para se tomar algumas decisões, para se ser diferente para arriscar um negócio e até no outfit perfeito, mas se não o fizermos vamos sempre andar ao ritmo do que os outros pensam de nós.

Há que confiar no instinto e não ter medo de arriscar, até porque a queda está sempre garantida assim como o Não.  Ouvir Sim é o melhor que há, agora imaginem o que é conseguir Voar (What if I fall….What If you fly!!!).

Por isso libertem-se dessa mania e tendência de perguntar a todos o que fazer da vossa vida, dos vossos sonhos e das vossas ambições.

Dentro do vosso núcleo de amigos, família, profissionais, conhecidos, seguidores etc, vai sempre existir:

o mariquinhas que vos vai fazer desistir,

o idiota que vos vai dar milhares de ideias novas,

o gatuno que vos pode roubar a ideia,

o politico que vai estar sempre do contra,

o negativo que vai dizer que não a tudo,

o frustrado que vos vai destruí a ideia

o Velho do Restelo que não vai acreditar em nada

o romântico que vai ver flores em tudo

o abelhudo que vai contar a toda a gente

o abusado que vai querer fazer parte, mesmo sem ser convidado

o bombista que vai rebentar com tudo, mesmo antes de acontecer.

Libertem-se dessa pressão e ansiedade. Se querem opiniões tentem pedir a alguém que tenha passado pelo mesmo que passaram ou que são muito racionais. Quantas menos ouvirem melhores e sigam o vosso coração a vossa ambição e arrisquem.

Quanto deixarem de dar importância ao que os outros pensam sobre a vossa vida, vão começar a dar mais importância à vossa vida e os outros com o tempo acabam por se calar.

Beijinhos enormes e sejam felizes e corajosos

Sofiaa