icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

Como Lidar com a Dor

Depois do texto Ninguém está livre de Sofrer, achei que era importante e pertinente escrever sobre como lidar com a dor.

Não é tarefa fácil e neste momento que se vêem quem são os valentes que se levantam mais depressa. Mais depressa, até do que a queda em si.

Mas levantar depressa não  significa que não doa ou que não custe o importante é saber até que ponto é que as feridas foram bem curadas, o pó bem sacudido para que não haja quebras durante a viagem ou que se dêem passos para trás quando a viagem já vai no meio.

Alias pegando numa situação minha pessoal de há uns anos atrás, após ter caído no palco no Coliseu num espectáculo de salsa em que os músicos convidavam pessoas do publico a juntarem-se a eles. O vocalisfa chamou-me ao centro (coisa que eu rezava para que não acontecesse pois só queria desaparecer) e disse “Não interessa a forma como cais o importante é a forma como te levantas”

Foi uma lição de vida que uso para tudo.

Nas minhas consultas de Coach noto que a maior parte dos meus pacientes cultiva a dor e mantém-na por mais tempo que necessário. E isso é um mal muito comum:

Evitar:

  • Músicas lamechas que só vão dar depré e ajudar a ficar ainda mais triste. Coloquem uma música animada pois é preciso contrariar a mente que quer sofrer e deixar o corpo apanhar o ritmo
  • Falar a toda a hora do tema que vos faz sofrer. Se não aprenderem nada com o que dizem ou com as pessoas com que conversam, pois só estão numa de necessidade de desabafar, então é melhor não dizer nada, pois vão estar a mexer no assunto a toda a hora. Vão acabar por fartar os vossos amigos e a vossa cabeça vai estar sempre a pensar no tema.
  • Longe da vista, longe do coração. O que os olhos não vêm o coração não sente. Não preciso explicar mais nada certo. Eu recomendo o bloqueio imediato nas redes sociais e acabam por bloquear na mente também.

O que Fazer:

  • Tentem aliviar a mente com meditação. Sentem-se de forma confortável, respirem e Projectem imagens bonitas, as vossas ambições e desejos. Tentem imaginar o vosso estado feliz, ou o que vos  faria feliz naquele momento
  • Procurem dentro do vosso coração motivos para sorrirem.
  • Leiam histórias de superação e inspirem-se
  • Dêem-se um prazo para sofrer (faço isso imensas vezes e ajuda-me imenso
  • Pesem a situação e  vejam se não estão a fazer uma tempestade num copo de água.

Espero ter ajudado e prometo que alguns casos irá ajudar muito a encontrarem paz no vosso coração

Beijinhos e um excelente fim-de-semana

Sofia

Cropped shot of an unrecognizable senior man holding his chest in pain
Cropped shot of an unrecognizable senior man holding his chest in pain