icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

Uma Mão pela Esclerose Múltipla

Consegues imaginar o que é perder a tua mobilidade? a tua independência, a tua visão? a tua liberdade? a tua capacidade de tomar decisões e de viver sozinho?

Hoje é o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, uma doença que aparece de forma silenciosa e que aos poucos vai roubando a vida. Uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afecta o Sistema Nervoso Central. Afecta mais mulheres do que homens entre os 20 e os 40 anos.

Infelizmente por muito avançada que esteja a medicina ainda há muito para descobrir sobre a doença, como a sua origem, causa e uma forma de a curar. Os medicamentos baseiam-se em corticosteróides para atrasar o avanço da doença e torna-la menos dolorosa, mas tudo dependerá da quantidade de nervos afectados e a sua evolução.

É uma doença muito dura para quem a tem e para quem vive com ela, como os curadores que deixam tudo para tratar dos seus familiares a full time. Porque pode chegar um momento da vida, em que comece a precisar de tudo aquilo que é tão simples e automático, como nos levantar da cama, ir à casa de banho, apertar botões, comer, passear, etc.

Por esta causa damos as mãos porque são essas mãos que vão ajudar aos Doentes de EM a terem uma vida melhor e mais estável.

Partilho um video muito bonito, com algumas figuras públicas que deram as mãos por esta causa.

Beijinhos enormes em particular a quem está nesta luta diária.

Vejam o video que fizemos.

Sofia