icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

Tudo Por um Amigo

Tenho ouvido muitas histórias, não é de agora, mas ao longo da vida, que quando alguém está mal, os amigos tendem a desaparecer.

Bem os amigos não desaparecem, mas quando estamos em apuros, seja por, luto, doença, dificuldades da vida, ou por depressões, etc é certo que ficamos logo a saber quem é verdadeiramente amigo.

A desculpa geral é “Eu não sabia o que dizer”, então acham que o silêncio é o melhor remédio.

Não é!!!

Garanto-vos que quem está mal, mesmo que acabe por se isolar, precisa sempre de consolo, de colo, de alguém com quem falar, ouça, ajude, dê a mão, que o distraia, diga disparates e seja lá o que for preciso.

É claro que é preciso também saber dar espaço. Não é preciso mudarem-se para casa do amigo necessitado, mas oiçam os sinais e deixem a coisa acontecer ao ritmo do outro.

Mas desaparecer?! nunca mais ligar?! ser incapaz de perguntar precisas de alguém?! convenhamos que demonstra muito sobre uma pessoa e o grau de amizade que tinha.

Se a vossa desculpa é não saberem o que devem dizer então vou dar-vos uma dica muito útil que vos vai servir para a vida. Seja porque motivo for que o vosso amigo esteja mal (luto, doença, depressão, dificuldades, etc) liguem-lhe e perguntam” como posso ajudar?”; “o que precisares estou aqui?”; “Não sei o que te dizer, mas estou cá?”.

Não há mal algum vocês ficarem atrapalhados em saber lidar com os problemas dos outros. Não fomos preparados para isso. E mesmo que tenhamos sido preparados para sermos cada vez mais egocêntricos e egoísta, vamos muito a tempo de mudar.

Até porque já sabem que um dia (espero mesmo que não, lagarto, lagarto, lagarto) possa acontecer convosco e garanto-vos que também vão perceber que não tinham assim tantos amigos como imaginavam.

Uma coisa também é certa, nos momentos de crise podemos várias vezes nos decepcionar com quem achávamos especial, mas também vamos ter excelentes surpresas com quem menos esperávamos.

Sejam mais para os outros e garanto que irão receber a dobrar

Beijinhos enormes e sejam felizes

Sofia

Partilho convosco uma musica que acho que se enquadra perfeitamente para este texto