icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

A Minha Meditação

Há uns anos atrás alguém disse-me “devias meditar” e eu ri-me “agora eu lá sou mulher de perder tempo a meditar”…

Há 2 anos fui ao templo Budista em Sintra e fiz aquilo que posso chamar a minha 1ª experiência de meditação. Estava em paz e queria muito encontrar-me dentro de mim. Não é fácil, porque não basta fechar os olhos, é preciso aprender a desligar do que está à nossa volta e principalmente da nossa cabeça que não pára de disparar mal se tenta meditar lol.

Então lá fui tentando, principalmente quando me encontrava na natureza. sentava-me no chão “enraizava” (um processo que posso explicar mais tarde), fechava os olhos e tentava desligar de tudo e ir ao encontro do meu coração. Não vos consigo explicar a maravilhosa sensação que se tem. É como se o Mundo fosse puro e perfeito. Como se a partir dali tudo iria ficar bem para sempre. Para além de tudo é energizante, terminava sempre com uma vontade de correr, abraçar pessoas, gritar, sorrir, pular

No Ano passado alguém me sugeriu uma app que ajuda a meditar e é tão fofa como útil – Headspace. Em 10 sessões ficam com uma ideia de como controlar a vossa mente. Não é imediato mas podem tentar. Os vídeos e as animações da app são amorosas 🙂

Eu sinto que estou cada vez mais próximo daquilo que se pretende com a meditação. Já consigo desligar-me e focar-me em mim e no que pretendo. De manhã costumo meditar e dizer o que espero que o meu dia seja. Faço uma lista mental dos pontos que quero fortalecer em mim ou mesmo que quero que aconteçam. De noite agradeço o dia que tive e volto a reforçar tudo o que pedi de manhã. É uma forma de pedir ao Universo e agradecer tanta coisa boa que temos, como por exemplo estarmos vivos, ter saúde, a familia, a amizade, estarmos focados e determinados. Sim não é necessariamente para pedir coisas materiais, mas por exemplo pedir ajuda para chegarmos até elas. Como por exemplo ter mais concentração no trabalho, estar mais focado, mais entusiasmado. Pedir ajuda para um negócio ou reunião correr bem, etc. Tenho sentido imensa diferença.

Criei uma playlist de músicas de meditação no Youtube e a qualquer hora do dia oiço-as. Mas o que realmente fez diferença foi quando fui à Hórus Massagem, um espaço incrível em Lisboa em que nos perdemos dentro do nosso eu. Enquanto conhecia o espaço, ou falava com a terapeuta ou recebia a massagem estava uma música em estilo de reza sempre a passar, que me tranquilizada e deixava-me cada vez mais segura. Pedi a referência e agora ao som de mantra de Shiva que tenho feito toda as minhas meditações.

Shiva é um dos Deuses Supremos do Hinduísmo que significa “Destruidor, criação e Regenerador”. Por isso pedem para tirar o que não vos pertence para ficarem melhores…faço-me entender?

Boa sorte para as vossas meditações. Comecem já hoje. Podem acender um pauzinho de incenso ou até uma vela

Beijinhos sejam felizes e mais humanos

Sofia