icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

És Hipervigilante ou Impotência Aprendida?

Hoje li sobre um tema e gostava muito de partilhar convosco porque acho que podem encontrar alguma semelhança com a vossa vida,

Sabem o que é a Serotonina?

A Seretonina é uma hormona que os nossos corpos libertam e que nos fazem sentir bem.

As pessoas que não se sentem suficientemente bem consigo póprias vivem num estado constante de niveis baixos de Seretonina

As hormonas Seretonina e Dopamina têm um papel muito importante no nosso equilíbrio e estado de felicidade. Têm um papel muito importante na regulação do nosso comportamento e estado interno. A Dopamina torna-nos activos e alerta – promove o movimento, o pensamento e a concentração. É o que nos leva a procurar alimento e abrigo. Quando atingimos os nossos objectivos é libertada a Serotonina que cria uma boa sensação que é uma recompensa para os nossos esforços.

E isto é um ciclo que decorrer durante toda a nossa vida. Em que uma dopamina acontece como sobrevivência e a Serotonina para nos aplaudir.

Há uma situação que estraga esta rotina e que nos causa a dita tristeza e  frustração:

Hipervigilância é um estado em que temos na corrente sanguínea uma quantidade superior do que o normal de Dopamina em que nunca nos sentimentos realmente realizados. Nada parece suficientemente bom. Nunca relaxamos por completo para receber uma dose completa de Seretonina.

Este problema manifesta-se quando passamos muito tempo numa situação de stress em que aprendemos a estar constantemente vigilantes, por sentirmos que algo podia correr mal a qualquer momento.

Estes estados tem muitas causas. Pode dever-se a maus tratos físicos ou emocionais na infância. Também pode ter surgido numa infância com muito amor, mas em que se espera que constantemente que a criança alcance algo, nunca lhe dando espaço para simplesmente brincar. Pode ser causado por uma relação dificil ou por emprego demasiado exigente.

O que quer que lhe aconteceu, foi um ambiente stressante que durou tanto tempo que se tornou norma e o nosso instinto de sobrevivência reconfigurou o nosso “botão de Seretonina” para um estado hipervigilante  com elevados niveis de Dopamina.

Esse estado leva as pessoas a procurarem constantemente a Seretonina. Comer, por exemplo causa uma libertação temporária de Seretonina, que produz uma sensação agradável. mas como o estado base é o da hipervigilancia, o corpo reverte rapidamente para um nível elevado de dopamina e o ciclo recomeça. Esta é a situação química que está por trás de muitos comportamentos da dependência. Qualquer que seja essa dependência: comida, drogas, álcool, pornografia (dos piores vícios que existe, dos mais graves, juro que é verdade) , compras, etc. É uma fonte temporária de Seretonina que nos alivia da hipervigilância.

O estado contrário, em que as pessoas não têm  Dopamina suficiente, cria o mesmo problema. Essas pessoas encotram-se num estado conhecido como “impotência aprendida”. Nesse estado, parece-lhes que nada que façam terá importância.

Têm baixos níveis de Seretonina, portanto não se sentem bem, mas também têm baixos niveis de Dopamina e por isso não  fazem nada para mudar a situação. Sentem-se Presas. Comer, produz um aumento temporário do nível de Seretonina, o que, faz com que se sintam bem, mas logo de seguida voltem a sentir-se desanimadas e desmotivadas. Apenas têm prazer temporário.

Espero ter-vos ajudado a entender alguns estados psicológicos difíceis de explicar e de entender. Eu desconhecia estas hormonas e revi-me em todas as situações em cima. O meu caso é o de Hipervigilancia e por isso sinto-me rapidamente triste mesmo quando algo bom me acontece.

Agora é tentar encontrar Seretonina  suficiente para agradecer a minha vida e tudo o que tenho.

Beijinhos enormes e cuidem da vossa Seretonina e Dopamina, eu vou ler mais sobre este tema

Sofia

Nota: Estes texto foi em parte transcrito do livro: “Banda Gástrica Hipnótica” – Paul Mckenna

1 Ano Sem Coca-Cola

Está a chegar o dia em que decidi ficar 1 mês sem beber coca-cola e que acabou por se tornar 1 ano!!!

Dizem as más línguas que as bebidas gaseificadas fazem mal, celulite entre outras coisas. Nunca tive qualquer problema. Durante 15 anos se bebi água foi a lavar os dentes ou no banho. Acordava de manhã a beber coca-cola e dormia que nem um bebe se bebesse um copito antes de dormir.

Mas como não quero estar viciada em nada e apanhei um sustos por causa das gengivas  e porque engordei alguns kilos quando deixei de fumar, achei que seria uma boa altura para fazer uma pausa na minha relação com a coca-cola.

Objectivos da experiência:

  • Emagrecer
  • Não ter vícios
  • Diminuir a minha vontade de comer doces
  • Perder celulite.

Ora no primeiro mês de ter deixado de beber coca-cola reparei que nenhum dos meus objectivos tinha sido alcançado então decidi aumentar para 2 meses (o que acabou por ser 1 ano).

Passado 1 ano nada mudou a não ser a minha relação com a água. Gosto mais, muito mais. Confesso que me sinto um pouco enjoada cada vez que bebo algum sumo. Infelizmente a minha vontade por doces continua a ser algo preocupante e a celulite agarrou-se com unhas e dentes a todos os milímetros do meu corp.

No meu caso a privação da coca-cola não me fez emagrecer, nem perder massa gorda nem ficar boa como o milho. Mas acredito que sou apenas 1 caso e como me considero uma pessoa estranha com situações bizarras que ninguem consegue encontrar explicação acredito que concosco tudo pode mudar. É claro que só vão saber se tentarem, caso contrário vão sempre ficar a especular. Eu preferi tentar.

O próximo passo é saber se volto a beber coca-cola. Confesso que são raras vezes em que sinto falta. Talvez numa ida ao cinema (mas que normalmente é pepsi coisa que não morro de amores), num jantar de amigos, ou num dia de muito calor.

Nestes ultimos meses nem me lembro que coca-cola existe e passo bem a beber água. Ainda me lembro de levar para todos os jantares de amigos coca-cola para garantir que não faltasse a noite toda :).

Próximo passo de vida é realmente comer menos e menos doces :). quem está comigo?

NOTA: Para mim coca-cola light ou sem cafeína não é coca-cola. É agua suja que me faz azia e me deixa muito mal disposta. Duvido que faça melhor que a original e que os produtos das suas composições não sejam ainda piores que a original

Beijinhos enormes e um brinde a todos vocês com água fresca

Sofia

Conta uma História…

Aprende a contar uma história nas tuas redes sociais.

Ou então aprende a captar a atenção dos teus seguidores,

como chegar até eles, sobre o que falar e como o dizer?

Podem aprender isto e muito mais no curso do Martim Mariano que irá acontecer amanhã, no dia 15 de Março em Lisboa. Deixo-vos o link para que se possam inscrever ou obter mais informações:

Curso de StoryTelling

se usarem o meu cód. têm um desconto de 30€ – storydiariobatom

Beijinhos grandes e sejam muito felizes

Sofia

Quem Quer Namorar com o Agricultor?

Bem não posso mentir que me senti muito tentada a concorrer ao novo reality show da Sic mulher “Quem quer namorar com o Agricultor”

Entusiasmava-me pela aventura de viver um pouco do meu sonho de viver numa quinta com animais, mas depois tudo o resto vai contra aos meus ideias.

Não me imagino a colocar-me em posição de ser escolhida por alguém. Eu sei que na realidade somos, mas ninguém nos afila na parede e diz…és tu, anda cá. Fazem isso quando é para identificar um criminoso, não a mulher com quem se quer ficar.

Depois o histerismo e o desespero que algumas mulheres se colocam é muito triste e humilhante (estou a seguir o Espanhol) . Todas dizem que se apaixonaram por uma foto e depois era amor até morrer sem interesses algum…please!!! Mas alguém acredita nisso?! Muita imaturidade.

Sei que sou muito, ou até demasiado racional no que diz respeito a apaixonar-me e talvez por isso não iria durar nem 1 dia no programa. A não ser que ele aproveitasse a minha ida à quinta para ter mão de obra gratuita lol…eu até conduzo tractores e adoro. Não iria entrar em conflito com nenhuma mulher por nenhum homem, por isso acho que não causaria polemica, nem problemas pois iria  ser demasiado pacifica.

Não sou nenhum mar de rosas, tenho imenso mau feitio, aviso já e quando me chateiam posso ser bruta, mas sem perder a postura. Depois sou demasiado sincera e acho que iria estar a tentar tratar todas as carências do grupo com os meus conselhos lol, ainda desistiam todos do programa ou se apaixonavam as pessoas erradas.

Mas estou ansiosa para ver o programa Português e espero que seja bem mais elegante que o Espanhol (que também me ajudou muito a desistir, pois não iria permitir nunca cenas intimas minhas com ninguém…a não ser a dar festinhas nas vacas, nas ovelhas lol nos animais da quinta).

Beijinhos a todos e quero ver esses romances  a florescerem

Sofia

Ps. um dia espero ser eu a agricultora. Digam lá pelas fotos se não ficava bem 🙂

Conan ou Não Conan eis a questão!!!

Temos que admitir que mesmo que não se entenda, ou se goste da música de Conan ele tornou-se um herói mais poderoso que o fofinho e tolinho Salvador.

De forma viral todos fomos partilhando os vídeos dele porque achávamos uma piada de mau gosto a sua participação no Festival da Canção.

Não quer isto dizer que as músicas que participem do Festival tenha grandeeeeee qualidade mas pelo menos têm uma letra e fonética normal ao evento em questão.

As músicas de Conan são mensagens, são críticas, são sei lá o que mas o que é certo é que “Passito a Passito” ele foi conquistando o nosso coração e ouvido.

Um dia na dúvida de quem seria este fenómeno, comecei a segui-lo no instagram e gostei dos seus textos, das suas fotos, da sua humildade e das suas conquistas. Apercebi-me que quem o apoiava gostava mesmo dele de coração. Ele é muito genuíno

Aos poucos, sem conhecer muito o seu trabalho e música até comecei, em segredo, a torcer pelo rapaz.

Existe um processo criativo, mesmo que seja difícil explicar. O que é certo que se todos fossemos ouvir o que os outros têm a dizer sobre o nosso trabalho, Picasso nunca haveria ter saído da fase azul…faço-me entender, certo? E Picasso deve ter sido o Conan da altura, assim como Leonardo Da vinci com as suas invenções,

Conan passou!!! e vai representar Portugal na Eurovisão e que seja o que o público quiser. Podemos não ganhar mas de certeza que ninguém ficará indiferente à sua actuação e Portugal voltará a estar nas bocas do Mundo!!!

Força Conan!!! Canta e encanta com o teu coração como tens feito até agora 🙂

Beijinhos

Sofia