icon-arrowicon-facebookicon-googleplusicon-instagramicon-pinteresticon-playicon-searchicon-twittericon-youtube

Como Deixar de Se Preocupar e Começar a Viver

Muito obrigada por terem partilhado comigo o livro da vossa vida e que teve um impacto positivo e que de certa forma vos ajudou a mudar. Confesso que fiquei curiosa com muitas das sugestões, só não sei se vou ter tempo para as ler.

Eu acho que é justo partilhar o meu livro. Vou chama-lo de “Bíblia” sem ofender ninguém, mas na realidade vou querer sempre te-lo por perto para consultar em diferentes fases da minha vida.

Mudou completamente a forma como eu via a vida e fez com que eu aceitasse tanta coisa e que me liberta-se, principalmente de uma mentalidade negativa e de vitima coitadinha.

Não creio que este livro vai ser lido por todos da mesma forma, porque só o vai entender quem estiver já no caminho. E por muito simples que seja de ler e motivacional, nem todas as pessoas vão conseguir dizer isto sou eu e não quero mais ser assim, etc. Mas gostava que sim.

Estou a aprender com o tempo que as mudanças, apesar de assustadoras, pode trazer uma realidade muito melhor e que os nossos medos condicionam-nos o sucesso, seja profissional ou emocional. O tempo faz parte da vida e há muitos momentos em que em vez de entrarmos em pânico, vamos ter que saber esperar, pensar, descontrair, aceitar algumas adversidades da vida e só depois quando estivermos mais fortes, vamos poder avançar. Mas aceitem o tempo e desfrutem dele e aproveitem para se conhecerem, para falarem sozinhos em voz alta e serem o mais sinceros possíveis.

Quase todas as nossas frustrações e infelicidades são fruto da nossa imaginação. Damos uma carga mais pesada aos acontecimentos do que eles são por si.  Temos que deixar de nos preocupar com aquilo que ainda não aconteceu. Viver o momento e saber aproveitar as coisas boas que temos. Quando for altura de preocupar, tomar novas decisões nós saberemos.

Não deixem que coisas insignificantes estraguem o vosso dia. Não sejam a vitimas de todas as situações, qual a vossa culpa, o que poderiam ter feito melhor, o que podem mudar para a próxima vez.

Se tens muitas preocupações ou assuntos pendentes, faz uma lista, dá prioridades. Deixa o passado destruir o teu presente. Liberta-te

Os Homens não atraem aquilo que querem mas aquilo que são!!!

Agradece o que tens todos os dias e trabalha pelo que te falta.

2 homens numa prisão a olhar por uma janela, um vê a terra o outro vê as estrelas!!!

Espero der deixado uma vontade de mudar a vossa maneira de ver o Mundo e a gerir a vossa vida.

Beijinhos especiais ao Ivo Madaleno (que já devia estava farto de me aturar lol, com razão, das minhas lamurias e desgraças do tamanho de uma agulha) que me recomendou este manual do sobrevivência, esta Biblia, que anda sempre comigo.

Beijinhos, sejam felizes e mais humanos

Sofia

Calendário em Papel ou Online?

Vou partilhar convosco uma ligeira vitória no meu dia-a-dia.

Faço parte do grupo de pessoas que adora blocos, fazer listas e ter agenda à antiga em papel e argolas.

Tenho batido o pé, fortemente quando me pedem para mecanizar tudo. É quase como manter uma posição baseada apenas na teimosia num hábito antigo.

Já tive algumas discussões na empresa porque chegava ao cumulo de fotografar os contactos antes de sair para uma reunião, depois era complicado ligar se tivesse algum imprevisto.

Há 2 semanas decidi criar um calendário online – Goggle Calendar. para que a minha assistente pudesse ver todas os meus compromissos e facilitar a marcação de reuniões.

Ora qual não é o meu espanto e por favor não me gozem mas há pessoas que não têm o mesmo rasgo de inteligência em relação à tecnologia e precisam mais de tempo, que comecei a receber notificações no meu telefone (iphone)  com os avisos das reunião, com toda a informação que coloco e com….wait a minute…porque isto é brutal….o Waze (minha app de gps) envia-me notificações a dizer “amanhã tem reunião na empresa tal e deve sair de casa a estas horas para chegar a horas!!” UAU Não é fantástico!!! e faz o mesmo na hora de sair. O Waze é uma app que dá sempre uma referência a que horas vamos chegar e digo-vos que raramente falha a não ser quando lhe trocamos as voltas

Estou mesmo feliz e apesar de chegar tarde com esta novidade, pois acredito que meio mundo já deve funcionar assim, mas quem sabe ainda ajudo alguns velhos do Restelo como eu a converterem-se à tecnologia.

Psiuuu e aqui que ninguém nos ouve, continuo a usar a agenda em papel, está tudo anotado e adoro virar as páginas para ver se tem alguma disponibilidade 🙂

Beijinhos e sejam felizes e mais humanos

Sofia

 

Feng Shui Me

Há uns meses atrás aceitei o desafio da Raquel Dominguez para ir a minha casa para aplicar algumas regras do Feng Shui.

Eu já escrevi sobre isto, na altura e sobre todo o processo, mas passado uns meses gostava de partilhar convosco um facto muito interessante.

Durante o seu trabalho, a Raquel fica a fazer contas, com as coordenadas da casa, com as plantas e as informações que lhe damos e fica muito quietinha e concentrada. Depois quando termina pede para lhe apresentarmos cada divisão da casa e falarmos sobre elas.

No final ela revela aquilo que viu nos números e cruza com aquilo que sentimos sobre cada zona.

A minha casa de banho para mim sempre foi horrível, ao ponto de usar a palavra odiar para a descrever. Depois de ela ter passado lá por casa decidi pintar a casa-de-banho e foi pior a emenda do que o soneto e passei 24h seguidas da minha vida a pintar e a remover a pintura. Achei que consegui mudar, mas so piorei.

Ontem estava a limpa-la e da porta olhei para dentro e pensei “afinal não é assim tão mal, até é gira e os pormenores são o máximo”.

Ora a minha casa-de-banho está situada na minha auto-estima.

 

Podem imaginar a sensação negativa que causou  quando tinha acabado de dizer que a odiava. Hoje passado uns meses, em que me sinto tão melhor comigo, mais bonita, mais confiante, mais poderosa, menos fraca parece tão real a ligação que ela fez. Eu realmente gostei do que vi no domingo e cada vez mais tenho gostado do que vejo em mim.

A minha cozinha está situada nas minhas relações. Sempre a tentar limpar e que esteja fantástica, mas há sempre algo que corre mal ou que se estraga ou que se suja. Para além disso uns dias apetece-me “cozinhar”, outras como a
primeira coisa que me aparecer à frente 🙂

Tudo bate certo 🙂

Beijinhos e sejam felizes e mais humanos

Sofia

 

 

Mais Vida com MorLife

Na 3ª feira passada terminou uma fantástica experiência que tive durante 5 semanas com a minha querida Danah MorLive.

Fiz um curso de Lifestyle, Saúde e Alimentação saudável que mudou as minhas rotinas. Penso de forma completamente diferente em relação à minha alimentação e garanto-vos que penso de uma forma muito mais saudável e equilibrada.

A primeira dica da Danah é para não cairmos na tentação e nos disparates das modas. Mais do que tudo aprendam a ouvir o vosso corpo e saber o que ele gosta ou não, ao que ele reage de forma positiva e negativa. É claro que dentro de todos os produtos alimentares há uns que fazem muito melhor do que outros, assim como também surgiram alguns mitos urbanos que não valem de nada, mas que não passam das ditas “Modas” que a maior parte dos seres humanos precisam de se agarrar para sentir que estão a mudar algo-

Eu não vou, neste texto, dar-vos todas as dicas que aprendi, até porque assim iria tirar toda a piada para o próximo curso da Danah – 11 e 12 de Nov – ver mais aqui. Estar lá é sentir e experiência o que faz bem na vossa vida e senda ela uma apaixonada por toda esta matéria vocês vão entender o sentido que faz.

Comer é um acto natural e normal, mas já pensaram que está complemente associado à vossa fome sentimental?! Comem porque estão tristes, comem porque estão felizes. E será que precisamos estar sempre a comer ou a pensar em comida ou é apenas um desafio de uma das maiores industrias do Mundo?…a Alimentar para nos encher de ilusões?

Mudar o nosso estado de emocional é mudar a nossa relação com a comida. Amar o nosso corpo antes de amar aquilo que ingerimos.

E atenção não estou aqui a falar de dietas, de sacrifícios, de “veganismo”. Estou apenas a recomendar que aprendam a ouvir o vosso corpo, a vossa mente, as vossas necessidades. Reaprendam a roda alimentar, mas de forma mais verde, mais natural e com muitas dicas dos nossos antepassados e até de outras culturas.

Mudei muita coisa nestas ultimas 2 semanas, foi apenas mudar a minha lista de compras, os alimentos que escolhia, os ingredientes e até novas receitas, o que pode ser bastante divertido. Sem fazer sacrifícios e sem necessidade de cortar outras coisas que eu gosto e que me dão prazer. até porque de vez enquanto não faz mal uma batata frita 🙂

Façam um favor a vocês mesmos e escolhem Mais Vida – MorLife Project

Beijinhos

Sofia

Já agora: limão, pepino, folhas verdes, coentros, quinoa, arroz integral, pimenta caiena, foram algumas das compras que passei a incluir na minha lista

 

 

 

Dolce Vita Tejo Nova área de Restauração e Passatempo

Há novidades no Dolce Vita Tejo e acredito que vão gostar, tanto quanto eu gostei.

Para quem é cliente frequente como eu, vão reparar a enorme diferença de ambiente na zona da Restauração.

Passou de um espaço tradicional de Centro Comercial, para uma área muito acolhedora, simples, elegante em que o contraste entre o cinza claro, o verde das folhas e da madeira vai dar mais um motivo para lá passarem, sentar, conversar partilhar alguns bons momentos com a vossa família ou amigos, seja ao almoço, jantar ou para um snack.

Parece um jardim interior de inverno super agradável, acolhedor, minimalista e muito receptivo. Quem sabe ainda nos encontramos por lá 🙂

Deixo-vos algumas fotos para abrir o apetite, mas é muito mais giro ao vivo.

Para poderem usufrui desses maravilhoso espaço vamos oferecer 3 Cartões com o montante de 30€ no total (2 cartões de 15€ ) por vencedor.

como participar:

Como participar:


Atenção:

  • Só podem participar 1 vez por perfil (homens e mulheres)
  • Os vencedores terão que levantar o prémio (30€ em Cartão Visa) no Centro Dolce Vita Tejo
  • Os Cartões só podem ser usados nos espaços do próprio Dolce Vita Tejo
  • Passatempo começa a 19-10-2017 e termina a 25-10-2017
  • Sorteio a partir de 30 de Outubro
  • Caso o vencedor não responda em 3 semanas o sorteio realizar-se há novamente

Beijinhos e Boa Sorte

Sofia

Fica o convite

Beijinhos e Boa Sorte

Sofia

Voar para São Miguel

Faz 1 semana que cheguei de uns dias incríveis em São Miguel (Açores)

Em 1 ano fui 3 vezes e sempre que saio de lá, fico com vontade de ficar.

Ao fim de 2 dias os adjectivos esgotam-se e por muito que se repita os passeios, os trilhos, as voltas, os locais nunca é demais para se apreciar, saborear, sentir, chorar, rir, dançar…amar.

Todas as curvas da ilha, valem a pena, como os momentos, os imprevistos, as vaquinhas, os vales, as montanhas, as florestas, flores, o musgo, a encosta,  enfim, é realmente um paraíso a 2 horas de Lisboa que deve fazer parte de todos os vossos destinos de férias.

Ir desta vez não poderia ter sido mais fácil, graças ao meu Cartão Medicare Club tive acesso a um desconto na Sata, paguei um preço muito mais simpático e convidativo. Saibam mais aqui e adiram pois as vantagens são mais que muitas 

Beijinhos e vemo-nos por lá

Sofia

 

Para Quem Quer Ajudar as Vitimas dos Incêndios

Quero ajudar Portugal e os Portugueses que foram vitimas dos incendios e tu?

Depois dos acontecimentos drásticos que aconteceram pelo nosso País nos últimos dias, por causa do descontrolo dos incêndios. Voltamos a deparar-nos com inúmeras famílias desalojadas que perderam tudo, casa, bens, animais, a esperança, etc

Se és como eu e não consegues ficar quieto e queres ajudar e contribuir deixo aqui alguns links que te podem ajudar a direccionar as tuas acções:

Bens

Faculdade de Direito https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1617594678286143&set=a.373994619312828.83041.100001068791675&type=3&theater

On Coimbra https://www.facebook.com/EyesOnCoimbra/posts/1988349991401488?hc_location=ufi

Município de Tondela https://www.facebook.com/municipiodetondela/photos/a.1946822395458463.1073741828.1945223145618388/2506353896171974/?type=3&theater

Oliveira do Hospital Lovers https://www.facebook.com/OliveiraDoHospitaLovers/posts/1622664257783815?hc_location=ufi

Rir é Fácil Ajudar – https://www.facebook.com/events/185903628636372/?acontext=%7B%22action_history%22%3A%22[%7B%5C%22surface%5C%22%3A%5C%22messaging%5C%22%2C%5C%22mechanism%5C%22%3A%5C%22attachment%5C%22%2C%5C%22extra_data%5C%22%3A%7B%7D%7D]%22%7D

Hugo Paiva – Ajuda Avó – Oliveira do Hospital –  https://www.facebook.com/hugo.paiva/posts/10209782987678815

Junta de Freguesia de Alcantara – https://www.facebook.com/jfalcantara.pt/?hc_location=ufi

Animais

Ira – https://www.facebook.com/intervencaoeresgateanimal/

Hospital Veterinário Universitário de Coimbra – https://www.facebook.com/HospitalVeterinarioUniversitariodeCoimbra/posts/1601836419882967

Centros Veterinártios https://www.veterinaria-atual.pt/na-clinica/medicos-veterinarios-voltam-ao-terreno-ajudar-animais-afetados-pelos-incendios/

Animais de Grande Porte – https://www.facebook.com/Ancose-Associa%C3%A7%C3%A3o-Nacional-198493403815120/

Encontros, caminhadas, manifestações pelas vitimas

Lista de Manifestações pelas Vitimas dos Incêndios – https://www.facebook.com/umactivismopordia/posts/1946714992254661

Portugal Contra os incendios – https://www.facebook.com/events/288479608311025/?acontext=%7B%22action_history%22%3A%22null%22%7D&__mref=mb

Plantar Portugal

http://www.plantarportugal.org/

CTT – https://greensavers.sapo.pt/2017/07/ja-pode-plantar-uma-arvore-pela-floresta-portuguesa-basta-ir-aos-correios/

Beijinhos e sejam mais felizes e mais humanos

Sofia

Obrigada a todos que contribuíram para eu fazer este artigo

Eu Era Sempre a Vitima

Sempre cresci com o síndrome da vitima. Tudo o que me acontecia era sempre por causa dos outros. Eu era a desgraçadinha de serviço, o bode expiatório a coitadinha de todos os tempos.

Recentemente li um livro que mudou toda a minha perspectiva da vida e consegui perceber que o estado de vitima está sempre associado com pessoas com auto-estima baixa e falta de segurança. Todas as outras vivem perfeitamente em comunidade e naturalmente bem consigo mesmas.

As vitimas estão sempre no centro de todos os problemas, discussões, dramas, tristezas, traições. Vêm alguma coisa em comum?! sim…nós!!!

Sei que tudo o que vou escrever a partir de  agora, para a maior parte das pessoas vai parecer estranho, mas as Vitimas atraem mais do que pensam tudo o que lhes acontece e pior é que alimentam esses acontecimentos porque vivem focadas nesses dramas e não fazem nada para mudar porque esperam que os outros tenham pena delas ou que mudem. Coisa que não vai acontecer pois ninguém gosta de coitadinhos e de tristezas…só as “vitimas”

Não quero que pensem que sou bruta ou insensível, apenas quero dar-vos algumas ferramentas para encontrarem o caminho da vossa salvação. Sim porque ao se libertarem desse lugar escuro, frio e sozinho que é ser uma vitima vão encontrar outro muito melhor dentro do vosso coração: poder, domínio, auto-controlo, segurança e atitude

o 1º passo é colocar de parte essa mentalidade de coitadinho. Não voltem a dizer que só acontece a mim, que todos me odeiam e ninguém me compreendem. Quando custar ter essa flexibilidade comparem a vossa situação a outra mais grave e usem a balança da consciência. Se calhar até podem estar a fazer uma tempestade num copo de água e parecerem fúteis.

Muitas das situações em que nos encontramos, somos nós que as mantemos, ou porque queremos, ou estamos demasiado fracos para sair delas. Mas está nas nossas mãos acabar tudo e virar costas. Saber crescer, aumentar a auto-estima e viver em função das nossas necessidades. Temos que desligar do Mundo em redor e fortalecer e garanto-vos que depois ninguém vos vai fazer mal.

Neste últimos tempos cada vez que me acontece algo negativo, pergunto-me: “Que culpa tiveste nisto?” e resolvo. Isso tem-me ajudado a ser mais humilde, a pedir desculpas e evitar que volte a acontecer.

Vou dar um exemplo. Há umas semanas atrás o meu iphone caiu ao chao e partiu-se todo. O normal na Sofia antiga seria chorar-me e dizer “isto só me acontece a mim!” “que azarada que sou!”, etc. A caminho da loja perguntei-me: que lição posso tirar disto, qual o lado positivo?

  1. o telefone tinha arranjo e não foi preciso comprar um novo (que custam cerca de 600€)
  2. eu tinha dinheiro para pagar o arranjo, creio que foi 60€
  3. o telefone só caiu porque eu deixei cair. dou como garantido ter o telefone e por isso não tenho cuidado nenhum com ele
  4. as minhas mão andam com menos força e facilmente tenho deixado cair imensas coisas.

No dia seguinte fui à Tiger e comprei umas molas para fortalecer as mãos e desde então tenho cada vez mais força e firmeza. Quanto ao telefone, desde então não voltou a cair-me pois ando com muito mais cuidado e atenção.

Espero que entendam a mensagem e que consigam virar a vossa vida para o lado certo

Beijinhos, sejam felizes e mais humanos

Sofia

 

 

 

 

Viver Sozinho Não é Estar Só

 

Na semana passada uma seguidora pediu-me para escrever um texto sobre como lidar com o facto de se estar e viver sozinho.

Estar sozinho não significa que se está só, mas pode realmente ter essa conotação mas dependerá da forma como vocês encaram essa situação.

Demorei algum tempo a entender essa diferença. Sentia-me sozinha porque estava sozinha. Tornei isto quase como um tortura psicológica e a sociedade não ajuda. “Vais ficar encalhada”, “Estás sozinha”, etc

E realmente foi duro e para mim durante algum tempo e chegou a ser impensável ir a um cinema sozinha, teatro e muito menos viajar. Achava que seria bater no fundo. Isto tudo até há 2 anos atrás.

Um dia pensei, porquê é dramático ir ao cinema sozinha? o que tem de mal? ninguém no vê, não é suposto conversar durante o filme. Então numa antes-estreia em que ninguém estava disponível para me acompanhar decidi ir sozinha e sabem que mais, adorei. Achei o máximo, vi o filme em vez de ficar em casa a pensar: “Será que foi bom?”

E ai comecei a entender que não havia mal algum estar sozinho e uns meses depois estava a planear uma viagem de 4 dias por São Miguel completamente só. E foi sem dúvida das viagens mais incríveis e maravilhosas que fiz na vida, por tantos motivos e porque a cima de tudo eu estive comigo e nem por 1 segundo me senti só.

O truque é libertarem-se da ideia de que precisam de alguém na vossa vida para se sentirem preenchidos. Aos poucos vão treinando estar sozinho: ir ao cinema, passear e à medida que se vão sentido mais seguros, vão estendendo o tempo ou fazendo coisas diferentes e menos prováveis: ir à praia, jantar fora, um fim-de-semana. Levem um livro, uma revista os phones e oiçam música por exemplo para ajudar a passar o tempo ou desencalhar quando se sentirem mesmo necessidade.

Agora não deixem de viver por causa disso ou se fechem em casa à espera de ter um namorado ou um grupo de amigos que resolva o vosso problema de solisão. Quem sabe nesses momentos só até conhecem alguem que está igual a vocês.

Eu sei que a principal preocupação é “O que Vão Pensar os outros por estar Sozinho?!!!”. Quanto mais descontraídos estiverem, menos as pessoas vão dar pela vossa presença e sinceramente ninguém está paranóico a olhar para vocês, só vocês mesmo é que imaginam isso em relação aos outros.

Costumo dizer isso em relação à dança quando as pessoas dizem “não vou fazer más figuras, vai ficar tudo a olhar para mim”!! Nada disso, ninguém quer saber a não ser de si mesmas :),

Relaxem e aproveitem a vida da melhor forma, quanto mais fechados vocês estiverem para ela menos será provável serem felizes.

O trabalho de casa é fazerem uma lista (eu adoro listas) e coloquem tudo o que gostariam de fazer e não fazem porque estão sozinhos e aos poucos vão começando a riscar à medida que vão concretizando. Não tem que ser tudo de uma vez…baby steps

Para terminar perguntem a amigos que têm relacionamentos se eles se sentem sozinhos ou acompanhados, vão ter uma bela surpresa. Aproveitem o estado solteiro para viver ao máximo sem ter que dar respostas a ninguém

Boa sorte e sejam felizes e mais humanos

Beijinhos

Sofia

 

São Miguel onde Ficar

Passaram-se 4 dias desde que regressei de São Miguel e já estou cheia de saudades.

Que ilha encantada e maravilhosa. Qualquer foto que partilhei convosco não faz justiça da beleza que tudo é.

Nesta minha estadia, desta vez fiquei em Ponta Delgada no Neat Hotel Avenida. Um espaço muito simples e prático mesmo no centro junto à Marina. Ficar nesta zona tem imensas vantagens para quem quer conhecer bem a ilha desde a Ponta da Ferraria ao Nordeste. Os acessos são óptimos e fica mais perto de tudo.

Para além das fantásticas instalações, com as cores a inspirar a natureza de São Miguel, um quarto com tudo o que é necessário para chegar, pousar a mochila, tirar os ténis e deitar na cama confortável e carregar baterias para o dia seguinte.

O que mais me impressionou foi a simpatia do staff que me recebeu com sorrisos e sempre com disponibilidade para ajudar-me com novos trilhos, caminhos e soluções, fosse a que horas fosse.

Pequeno almoço tem tudo para nos preparar para um dia cheio de caminhadas e aventuras e recomendo o queijo fresco com um pouco da pimenta da terra e o queijo flamengo com goiabada e o bolo lêvedo…..hummm saudades. Lá o que se come, perde-se, basta subir umas 2 vezes por dia à Lagoa do Fogo ou então fazer o Salto no Prego 🙂 garantido que vão sair de lá magrinhooooooossss, magrinhooossssss

Do mesmo grupo – Bensaude também podem encontrar alternativas fantásticas, a preços um bocadinho superiores como o Marina Hotel mesmo em frente à Margina e à Marina de Ponta Delgada, o Terra Nostra Garden Hotel que é um sonho de hotel, zona, instalações. Perfeito para quem quer descansar e entrar directo no Parque sem ter que pagar a entrada. Neste ultimo destino embora mais longe de outros passeios, é o ideal para quem quer descansar e ficar zen durante a estadia.

Já agora um bocadinho de história local, foi graças ao grupo Bensaude e ao Terra Nostra Garden Hotel que o jardim foi recuperado e está hoje cotado como os 10 mais belos do Mundo! E podem sempre terminar com o banho na grande piscina com agua quente e com poderes mágicos assim como tantos recantos.

Deixo-vos aqui algumas imagens para vos abrir o apetite e marcarem a vossa viagem a São Miguel

Beijinhos

Sofia